Reciclagem.com

Coleta Seletiva


reciclagem
Apenas 2% do lixo descartado no país são destinados para a coleta seletiva. Isso é um absurdo se formos analisar o tanto de informações sobre a importância e os benefícios da reciclagem. O problema é que muito se fala, mas pouco se faz.

A coleta seletiva possibilita a reciclagem de materiais que nada mais é do que: “o conjunto de técnicas que têm por finalidade  aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram.” Através desse processo é possível desenvolver a manufatura de novos produtos e diminuir o volume de lixo.
Apenas no Brasil, são produzidos 240 000 toneladas de lixo por dia. Com o aumento do poder aquisitivo da população a tendência é o aumento do volume de lixo também.
Quando começamos com ações dentro da nossa casa, como separar o lixo, por exemplo, motivamos essas ações em outros lugares também e por isso é tão importante começarmos de alguma maneira essa conscientização.
Alguns dos materiais que podem ser reciclados são: papéis (jornais, revistas, formulários, contínuos, folhas de escritório, papelão, dentre outros); metais (clipes, papel alumínio, grampos de cabelo, etc); vidros (copos, garrafas, pratos etc); plásticos (sacolas, saquinhos, garrafas de água e refrigerante, embalagens, potes etc.).
Enfim, reciclar não é nem um pouco difícil, basta separar os materiais orgânicos dos reaproveitáveis e destinar os recicláveis a locais especializados na coleta destes.
Uma ideia que estou começando a colocar em prática é: selecionar todos os materiais recicláveis, vender e reverter o dinheiro para ajudar alguma causa. No meu caso pretendo juntar o dinheiro para pegar um animalzinho da rua cuidar (comprar ração e o que ele necessitar e utilizar o dinheiro da reciclagem para ajudar nos gastos) até conseguir uma família para adotá-lo.

Compre essa ideia ajude o próximo e o meio ambiente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário