Reciclagem.com

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Conclusão do grupo sobre o trabalho.


O Tema Reciclagem de lixo, escolhido pelo grupo, é bastante amplo e de conhecimento geral, entretanto, ao analisarmos algumas questões mais específicas, podemos conhecer um pouco mais sobre o assunto. A relevância deste assunto refere-se à questões tanto sociais quanto ambientais, afinal o lixo, sendo reciclado deixará de fazer tanto mal ao meio ambiente, como ao solo, por exemplo.
Entretanto, nem todos os materiais podem ser reciclados. Quanto ao lixo doméstico, quase todos os metais podem ser reciclados; papeis não metalizados e/ou plastificados; vidro não temperado; plásticos. Assim, entramos na seguinte questão: quem exerce esse trabalho? Quem são os catadores de lixo? A reciclagem pode ser exercida em diferentes âmbitos: pode ser um trabalho pessoal, de uma família, de uma organização não governamental ou até de empresas, dependendo de seu interesse. Como abordado neste projeto do blog, ilustramos uma família que retira sua renda através da coleta seletiva.
Não obstante, nós, como futuras educadoras, devemos pensar na reciclagem numa perspectiva educacional, que pode ser trabalhada de diferentes formas dentro da sala de aula. Nossa própria pesquisa nos permite ilustrar esta questão. A matemática, pelo percentual de lixo produzido; a ciências, pelo meio ambiente e doenças causadas pelo acumulo indevido de lixo; geografia por observarmos o espaço físico ocupado pelos aterros sanitários; arte pelos produtos que podem ser confeccionados através do lixo reciclado; história pelo seu surgimento, fontes e conceitos, dentre outros.
Assim, podemos perceber que o trabalho exercido no blog tenta ilustrar a realidade da reciclagem de lixo, seus problemas e benefícios. Assim como podemos também perceber que o aproveitamento de materiais em nosso país está a cada dia crescendo, visto que o Brasil encontra-se entre os primeiros do ranking mundial no que diz respeito ao reaproveitamento do lixo.  

2 comentários: